Um pouco de história
O Externato de João XXIII, fundado em 2 de Dezembro de 1968, na Quinta do Junqueiro, surge do acalentar de um sonho da sua directora Maria de Fátima Bento, professora do 1º ciclo do Ensino Básico.
A experiência profissional que foi adquirindo no decorrer dos anos levaram-na a experimentar métodos e técnicas de ensino inovadores, que o Ensino Público não desenvolvia ainda.
Incentivada pelos pais das crianças que leccionava, passa do sonho à realidade. Arrenda a Quinta do Junqueiro, adapta-a de modo a transformá-la num espaço acolhedor, onde possa instalar uma Escola capaz de responder aos desafios de uma pedagogia activa e diferenciada.
Mediante o alvará nº 1874, surge o Externato de João XXIII, com Autonomia Pedagógica, com Planos Próprios e Oficiais cujo funcionamento é regulamentado pelo Decreto-Lei 533/81 de 21 de Novembro.
Nesta zona da cidade (Bairro Norton de Matos, Vale das Flores, Alto de S. João, Pinhal de Marrocos e Lomba da Arregaça), não existia qualquer escola pública, ao tempo.